quarta-feira, 14 de julho de 2010

CRITICANDO: Cosplayers, se liguem!!!

Pra quem não conhece, cosplay, é a abreviação de "Costume Player", em tradução livre, algo como: Brincar de se fantasiar, ou seja, deveria ser uma brincadeira, algo divertido de se fazer.

Mas em algum momento, que eu não sei qual, o hobby foi se prostituindo a ponto de ter várias discussões após os eventos. Às vezes com motivos, outras por razões idiotas e sem sentido. O que deveria divertir, vem dando mais dor de cabeça do que tudo.

Será que vale mesmo a pena brigar por causa de cosplay? A emoção de se transformar naquele seu personagem adorado por um dia ficou esquecida e ocultada por causa de premiações? Não estou dizendo que ganhar concursos, receber prêmios e os louros da vitória são ruins. Não sou hipócrita para dizer isso. O que prego aqui é que ganhar a qualquer custo, faz o verdadeiro ideal cosplay perder o sentido.

Outro problema que assola o hobby é a falta de comprometimento dos organizadores de evento. Caramba, não é puxando sardinha para o lado do cosplay, mas ele é quase sempre um dos poucos momentos que o público vibra junto, aplaude, grita... e por ser tão atrativo, os eventos deveriam dar o mínimo de condições para fazer das apresentações/concursos um grande espetáculo. Tanto em questão estrutural (palco, som, iluminação) quanto em cumprimento de regras e uma banca de jurados que saibam o que estão fazendo. Se regras existem, devem ser cumpridas. Caso contrário, a punição deve ser dada, seja ela desclassificação ou perda de pontos.

Sonho com o milagre de que cosplay se torne algo verdadeiramente divertido, e uma boa oportunidade de se fazer amigos que gostem do mesmo que você, como era antigamente, onde todos se davam bem.

Cosplayers que estão lendo isso... REFLITAM!

2 comentários:

  1. Bem observado Marcus, de fato o sentido da brincadeira do cosplay se perdeu, não há mais a sensação de se vestir e homenagear seu herói, apenas uma competição sem sentido em que o narcisismo domina.
    Quando vc homenageia seu herói, você se entrega a ele e não o contrário. Não é você no palco, é seu amor, sua dedicação e conhecimento do personagem e eles que são premiados, não você o joãozinho da silva.
    Quanto aos eventos colaboraram para que a brincadeira se perdesse, não é justo também a cobrança de ingresso dos cosplayers, afinal de contas, esses embelezam o evento, nada mais justo.
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. É verdade, as vezes algo que é pra ser divertido
    acaba virando briga, pessoal deve saber organizar, e as pessoas também devem ter senso :p
    ^^

    ResponderExcluir